Tomar - A Cidade dos Templários
- Acessos: 32871
As 3 Léguas do Nabão é uma das provas mais antigas em Portugal. Caso haja a edição 2021, será a 38ª. A organização está a cargo do Clube de Actividades de Lazer e Manutenção "CALMA" de Tomar.
Stuado na margem direita do rio Zêzere (principal afluente do rio Tejo), é atravessado pelo rio Nabão que divide a cidade de Tomar. Constitui um espaço natural de grande valor patrimonial e turístico integrando também a Albufeira do Castelo de Bode.
O Concelho de Tomar é sede de um município com 351,2 km² de área e 40 677 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ferreira do Zêzere, a leste por Abrantes, a sul por Vila Nova da Barquinha, a oeste por Torres Novas e a noroeste por Ourém.
A cidade é atravessada pelo Rio Nabão, que é afluente do Rio Zêzere, estando incluída na bacia hidrográfica do Tejo, o maior rio da Península Ibérica.
Situa-se na parte norte da região ribatejana, sendo uma das mais férteis de Portugal, na produção de diversas culturas tais como o azeite, o figo ou a vinha.
Com mais de 30 mil anos de fixação humana neste território, Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais em 1160.
Sede das Ordens do Templo e de Cristo, teve no Infante D. Henrique um dos responsáveis pelo seu crescimento.