Barrancos uma Vila Raiana

Sample photo

É nesta linda Vila raiana que o Barrancos Futebol Clube organiza o Trail Iberlince de Barrancos.

Barrancos é uma vila portuguesa raiana situada na Região Alentejo, Distrito de Beja e a cerca de 400 metros de altitude.

É sede de um Município com 168,43 Km2 de área e cerca de 1 924 habitantes (censos de 2001).O Município é limitado a norte e a leste pelos Municípios espanhóis de Oliva de La Frontera  e Valencia del  Mombuey  (província de Badajoz) e de Encinasola (provincia de Huelva), a sul e oeste pelo Município de Moura e a noroeste pelo Município de Mourão.   

Barrancos é um dos cinco municípios de Portugal constituídos por uma única freguesia. Dista 110 Km  da cidade de Beja e o mesmo de Évora e Badajoz, 130 de Mérida, 150 de Huelva e 160 de Sevilha, o que atesta a sua centralidade no contexto regional e transfronteiriço.

Possui grandes ligações culturais com Espanha devido às movimentações da História e à sua proximidade geográfica em relação às terras vizinhas espanholas. A vila mais próxima é Encinasola  apenas a 9 Km, ao passo que a localidade portuguesa mais próxima Santo Aleixo da Restauração fica a 21 Km.  As manifestações mais visíveis deste parentesco cultural são o dialecto aí falado, o “Barranquenho”, os usos, costumes e tradições, de que a tourada à Barranquenha com Toiros de morte (consagrada na  lei de excepção de 2002) é o exemplo mais notório.

Em termos ambientais, Barrancos tem um microclima único devido a situar-se no fim da Sierra Morena que começa em Jaén na vizinha Espanha, o que permite a cura ao ar de produtos  de excelência – os enchidos tradicionais e o presunto  – dos melhores do mundo, e aliado ao facto de ser a sede da “D.O.P do Presunto de Barrancos”, é sem dúvida uma mais valia.

 

 Castelo de Noudar